Desreguladores endócrinos 1

Chamamos de desreguladores endócrinos substâncias  químicas usadas principalmente na indústria, agricultura e pecuária, que quando são absorvidos pelo nosso organismo, causam comprometimento do sistema endócrino, seja na produção, secreção, ação ou metabolismo dos hormônios. Por ter tais ações, podem causar doenças nos seres vivos em geral.

Sabemos hoje que tais substâncias podem ficar armazenadas no tecido adiposo (na gordura corporal) por vários anos. Sugere-se que tais substâncias estejam relacionadas ao aparecimento de várias doenças, como: diabetes, infertilidade, doenças da tireoide, obesidade e câncer.

Cada vez mais a ciência identifica novos contaminantes ambientais com ações de desreguladores endócrinos e cada vez mais estamos expostos ao contato com tais substâncias.

Uma das maiores preocupações atuais é que  crianças e fetos podem ser expostas a tais substâncias, pois essa população tem menos mecanismos de proteção contra a ação dessas substâncias químicas, quando comparamos com os adultos. A exposição do feto a essas substâncias pode comprometer  o desenvolvimento do feto, causando aumento do risco de aparecimento de doenças na idade adulta.