Colesterol

 O colesterol e os triglicerídeos são os principais lipídios plasmáticos. O colesterol tem funções importantes no nosso organismo, ele é um componente importante das membranas celulares e é a matéria prima para a produção de alguns hormônios. É a partir do colesterol que produzimos os seguintes hormônios: estradiol , testosterona, cortisol, aldosterona e vitamina D.

Apesar de ter funções fisiológicas no organismo,  o excesso de colesterol pode ser prejudicial , pois pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (“derrame”)

O aumento do colesterol pode estar relacionado a hábitos de vida inadequados, como alimentação inadequada e obesidade.  Mas algumas pessoas têm aumento da produção endógena do colesterol, ou seja, o próprio organismo produz muito colesterol. Nesse caso o aumento do colesterol pode estar  relacionado a fatores genéticos e hereditários.

 Na maioria das vezes o aumento do colesterol é assintomático e o diagnóstico é feito através de exames laboratoriais. Muitas vezes apenas o tratamento com dieta e atividade não é efetivo, sendo necessário a utilização de medicamentos para redução dos níveis de colesterol.