Tabagismo
O tabagismo é a principal causa de morte prematura no mundo. Mesmo com a redução do número de fumantes nos últimos anos, esse hábito ainda é responsável por grande parte dos óbitos em todo o mundo. Pessoas que nunca fumaram tem o dobro de chance de chegar aos 80 anos, quando comparado com fumantes. Em média, mulheres fumantes vivem 11 anos a menos e os homens, 12 anos a menos , que os não fumantes. A mortalidade global é em média, três vezes maior entre os fumantes, quando comparado com os não fumantes.
O tabagismo é fator causal de 50 diferentes doenças incapacitantes e fatais, é responsável por 45% dos casos de infarto, 90% dos casos de câncer de pulmão, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica, 25% das mortes por acidente vascular cerebral e 30% das mortes por câncer. É responsável também por agravar condições como hipertensão arterial e diabetes mellitus. O tabagismo é responsável pela morte de 5 milhões de pessoas por ano no mundo. Mesmo o tabagismo passivo aumenta consideravelmente o risco de morte, sendo considerado a terceira causa de morte evitável no mundo.
As principais causas de morte entre os fumantes são: câncer, principalmente o de pulmão, acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio.