Luz ambiente e melatonina

Um estudo publicado no Journal of clinical  endocrinology  and metabolism avaliou os efeitos da exposição à luz artificial durante a noite, antes de dormir,  na produção de melatonina.

Sabe-se que o principal estímulo para a liberação de melatonina pela pineal é a escuridão. Esse estudo mostrou que essa exposição se relacionou a uma redução importante dos níveis de melatonina.

Receptores de melatonina são encontrados no sistema nervoso central, coração, rins, pâncreas, estômago e gônadas, sugerindo que esse hormônio tenha ações em todos esses órgãos. Hoje a melatonina já tem sido usada para tratamento de vários problemas, como: câncer, hipertensão arterial , insônia , depressão e enxaqueca.

As consequências dessa exposição a luz artificial , com consequente  redução dos níveis de melatonina são desconhecidas, embora evidências tenham mostrado que a supressão crônica da produção de melatonina por exposição a luz durante a noite se relaciona a aumento do risco de câncer, já que a melatonina parece ter efeitos anti-câncer.