Hipotireoidismo e gestação
A gravidez se caracteriza por uma série de alterações hormonais e metabólicas no organismo materno, que podem afetar a função tireoidiana da mãe. Sabe-se também, que a disfunção tireoidiana é uma das causas a serem investigadas em mulheres com história de infertilidade.
A importância dos hormônios tireoidianos no desenvolvimento do feto está bem estabelecida. O hormônio tireoidiano materno é importante para o desenvolvimento do sistema nervoso central do feto durante toda a gravidez, particularmente no primeiro trimestre. Pouca síntese hormonal por parte do feto ocorre até a 20ª semana de gestação.
O hipotireoidismo não tratado ou descompensado durante a gestação também está associado a complicações obstétricas como: doença hipertensiva da gestação e pré-eclâmpsia, descolamento de placenta e parto prematuro.
O rastreamento do hipotireoidismo durante a gravidez deve ser realizado através da dosagem sérica de TSH e de T4 livre.
Durante a gestação a mulher precisa aumentar a produção dos hormônios tireoidianos. Pacientes com hipotireoidismo prévio muitas vezes não são capazes de aumentar essa produção hormonal e por isso precisam ajustar a dose do medicamento (hormônio tireoidiano) durante a gravidez.