Ginecomastia

Ginecomastia é uma patologia benigna caracterizada pelo aumento da mama em indivíduos do sexo masculino, como resultado da proliferação do tecido glandular. É uma condição muito frequente, sendo encontrada em 36 a 57% dos homens saudáveis, podendo chegar a 72% em idosos hospitalizados.

A maioria dos casos de ginecomastia é causada por um desequilíbrio hormonal, um desequilíbrio entre os hormônios estrogênicos (principais hormônios femininos, mas que são também produzidos pelo homem) e androgênicos (principais hormônios masculinos, mas que também são produzidos pelas mulheres).

Em três fases da vida do homem é comum/normal encontrar ginecomastia: após o nascimento e puberdade (nesses casos geralmente há melhora espontânea da ginecomastia) e na fase senil da vida. Chamamos a ginecomastia dessas fases da vida de ginecomastia fisiológica.

Outras causas de ginecomastia são: ginecomastia persistente da puberdade , uso de alguns medicamentos, cirrose, deficiência na produção do hormônio masculino, tumores testiculares, hipertireoidismo e insuficiência renal.