Estresse

Chamamos de estresse a resposta orgânica a determinado estímulo estressor. Esse evento pode ser uma resposta a um estresse físico, como um acidente, trauma, cirurgia, hemorragia, infecção ou estresse psicológico, como ansiedade, problemas conjugais ou na família, discussões no trânsito, alta carga de trabalho e  privação do sono.

Vivemos em um mundo com estímulos diversos e com vários fatores estressantes, a todo momento nos deparamos com alguns desses tipos de estímulo.

Em resposta a qualquer evento estressante, o nosso organismo responde liberando alguns hormônios, sendo os mais importantes: as catecolaminas e o cortisol.

O cortisol, hormônio essencial para a manutenção da vida, quando liberado em excesso ou por períodos prolongados, pode provocar uma série de alterações negativas ao organismo, como: degradação de proteínas, deposição de gordura abdominal, aumento da glicose no sangue (diabetes), aumento da absorção de sódio nos rins, causando hipertensão arterial, descalcificação dos ossos, podendo causar osteoporose, redução da imunidade, distúrbios do sono, entre outros problemas.

A prática de atividade física, técnicas de relaxamento, Yoga, meditação, leitura, uso de alguns fitoterápicos e alguns medicamentos podem ajudar no controle do estresse.