Doença celíaca
A doença celíaca é uma doença auto-imune, que compromete o intestino delgado, que envolve fatores ambientais , genéticos e imunológicos, causada por intolerância ao glúten, que é uma proteína presente em diversos cereais, como centeio, cevada, trigo e malte, afeta 0,6 a 1% da população e pode acometer pessoas de quelquer idade, raça ou etnia, essa doença é 1,5 a 2 vezes mais comum em mulheres e estudos mostram que apenas uma pequena parcela dos pacientes com essa doença são diagnosticados.
MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS : a doença celíaca (DC) tem ampla variedade de manifestações clínicas, e pode acometer o fígado, sistema nervoso, pele e sistema reprodutivo. As principais manifestações clínicas são: diarréia crônica, perda de peso, distensão abdominal, flatulência ("gazes"), deficiência de ferro, com ou sem anemia, dor abdominal recorrente, aftas, baixa estatura em crianças, cansaço, esteatorréia (presença de gordura nas fezes), dermatite herpetiforme (presente em 10 a 20% dos casos).
DIAGNÓSTICO: dosagem dos anticorpos anti-transglutaminase IgA (mais específico e mais sensível), anti-endomísio IgA e anti-gliadina IgA (menos específico e menos sensível). Se anticorpo positivo: fazer biópsia do duodeno por endoscopia digestiva alta.
TRATAMENTO: dieta livre de glúten. Geralmente o paciente evolui com melhora do dano intestinal em 6 a 24 meses Esse paciente fez exames, que confirmaram o diagnóstico de doença celíaca.