Osteoporose
A osteoporose é uma doença caracterizada pela redução da massa óssea, levando ao aumento da fragilidade dos ossos e maior risco de fraturas. Acomete mais de 200 milhões de mulheres no mundo, está presente em 17% das mulheres no período pós-menopausa e em 30% das mulheres com mais de 65 anos.
Os principais fatores de risco para osteoporose são: sexo feminino, história de fratura prévia, mulheres brancas e asiáticas, idade avançada, história familiar de osteoporose, menopausa precoce, uso crônico de corticóides, baixo peso, tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e dieta pobre em cálcio.
O exame mais usado para o diagnóstico da osteoporose é a densitometria óssea, que é um exame rápido, simples e seguro. A grande dúvida é: quando fazer esse exame?
Apesar de não haver consenso, a National Osteoporosis Foundation recomenda a realização da densitometria óssea em toda mulher com mais de 65 anos, mulheres com menos de 65 anos com um ou mais fatores de risco e mulheres no período pós-menoapausa com fraturas ou deformidades vertebrais