Menopausa e humor

    Algumas pesquisas mostram que a prevalência de depressão e ansiedade está aumentada em mulheres no período pós-menopausa, alguns estudos mostram que o diagnóstico de depressão é duas vezes maior em mulheres no período pós-menopausa.

   Dentre as causas para esse aumento temos: flutuações hormonais típicas dessa fase, presença de ondas de calor e suores noturnos, o que causa comprometimento do sono, fadiga e irritabilidade, medo de envelhecer, síndrome do ninho vazio, entre outras causas.

    A queda do estradiol, que ocorre no período pós-menopausa parece ser também muito importante para o aparecimento desses distúrbios do humor. Concentrações de estradiol estão inversamente relacionadas à depressão e ansiedade, ou seja, quanto menor o nível hormonal, maior a chance de ter tais distúrbios. Os estrogênios têm efeito trófico no sistema nervoso central e também tem ação reparadora de neurônios, regulam a produção e ação de vários neurotransmissores cerebrais, como: noradrenalina, serotonina e dopamina. Baixos níveis de estradiol se relacionam a alterações na concentração de serotonina, acetilcolina, glutamina e noradrenalina. O estradiol aumenta a secreção e reduz a degradação de serotonina.

    Várias pesquisas mostram que o uso de terapia de reposição hormonal pode melhorar o humor em mulheres no período pós-menopausa