Diabetes e vitamina D
A mais conhecida função da vitamina D no organismo humano é no metabolismo do cálcio, onde a vitamina D aumenta a absorção de cálcio e fósforo no intestino e nos rins.
Na ultimas décadas tem-se pesquisado as funções extra-esqueléticas da vitamina D. Já se identificou receptores para vitamina D nas células beta do pâncreas, que são responsáveis pela produção da insulina, estudos em laboratório mostraram que a vitamina D pode estimular a secreção de insulina pelas células beta, assim como melhorar a ação desse hormônio em seua receptores.
A deficiência de vitamina D é muito frequente em diabéticos, e algumas pesquisas associam baixos níveis de vitamina D com maior risco de desenvolvimento de diabetes.
Nesse sentido, a revista diabetes care do mês de agosto publicou uma pesquisa que comparou dois grupos de pacientes diabéticos, onde um grupo recebeu vitamina D e o outro grupo recebeu placebo. Após 6 meses de tratamento, os dois grupos foram comparados e não houve diferenças no controle do diabetes entre os dois grupos.