Vitamina E
Vitamina E também é um importante antioxidante, protegendo principalmente as membranas das nossas células contra a destruição pelos radicais livres.
Essa vitamina se encontra no germe de trigo, amêndoas, avelã, óleos vegetais, amendoim , milho e soja.
A deficiência de vitamina E pode causar disfunções neurológicas, doenças musculares e atividade anormal das plaquetas, essa deficiência é mais comum em fumantes, e em condições em que há comprometimento da absorção das gorduras, já que a vitamina E é uma vitamina lipossolúvel, que depende da absorção das gorduras para ser absorvida.
O papel da associação entre vitamina E e várias doenças cardiovasculares, a função imune e a redução do risco relativo de desenvolver catarata são outros aspectos que têm sido pesquisados com resultados promissores.
O uso de vitamina E na esteatose hepática (“gordura no fígado”), também se mostrou interessante, inclusive tem-se indicado o uso dessa vitamina nessa condição. Um material de revisão da sociedade brasileira de endocrinologia publicado recentemente mostra que a vitamina E foi mais eficaz em melhorar esteatose hepática que outros medicamentos testados.