Zinco

Ontem escrevi um breve artigo sobre a resistência a insulina e magnésio. Hoje vou falar brevemente sobre outro  mineral que também tem se mostrado importante para uma adequada ação da insulina em seu receptor.

Esse mineral é o zinco, ele participa de várias reações enzimáticas, vários processos metabólicos, participa do metabolismo energético, da estrutura de alguns hormônios e proteínas.

Algumas pesquisas mostram baixos níveis de zinco em obesos, e a sua suplementação nesse grupo de pacientes parece melhorar a resistência a insulina . Em animais, o zinco aumentou a ligação da insulina ao seu receptor. Em animais com deficiência de zinco, há redução da secreção de insulina e diminuição da ação da insulina nos tecidos periféricos. Em humanos, alguns estudos também conseguiram mostrar redução da resistência a insulina, com o uso de zinco.

O zinco também é importante para a imunidade, já que ele é necessário para  a produção de células imunológicas, além de ter efeito antioxidante.

Principais fontes de zinco: ostras, nozes, castanhas, carne bovina, carne de frango, arroz integral, leite integral, feijão, pão integral