Reposição hormonal na menopausa
Menopausa é o nome que se dá a última menstruação da mulher, e geralmente ocorre por volta dos 50 anos de idade. A menopausa ocorre pela falência ovariana em produzir os hormônios femininos estradiol e progesterona.
Sintomas e consequências da deficiência do estradiol: cansaço, fadiga, ondas de calor, suores noturnos, irritabilidade, alterações do humor, depressão, pele ressecada, cabelos ressecados, aumento da flacidez da pele, dor ao ter relação sexual, ressecamento vaginal, redução de libido, queixas urinárias, como ardência ao urinar, incontinência urinária, insônia, prolapso de bexiga e vagina, perda de massa óssea. A falta desse hormônio parece aumentar o risco de doenças cardiovasculares e doença de Alzheimer. Tais sintomas podem melhorar com o uso da terapia de reposição hormonal.
Existem vários benefícios no uso da terapia de reposição hormonal, mas também alguns riscos. Existem vários hormônios disponíveis no mercado para uso na terapia de reposição hormonal, e cada um desses hormônios têm particularidades quanto a absorção, metabolismo e efeitos colaterais, que devem ser considerados na hora da prescrição.
Com os hormônios mais modernos disponíveis hoje no mercado, conseguimos minimizar os efeitos adversos, mantendo os benefícios. A terapia de reposição hormonal não é obrigatória, sendo mais uma opção terapêutica para a mulher.