Tratamento da obesidade

 A obesidade é uma doença crônica , de difícil tratamento, cuja prevalência vem aumentando em proporções epidêmicas. Estima-se que atualmente existam no mundo 300 milhões de obesos e este número tende a dobrar até 2025.

 

A obesidade é uma doença multifatorial, que envolve fatores genéticos e ambientais, como alimentação inadequada e sedentarismo. Por ser uma doença crônica , assim como o diabetes e a  hipertensão arterial, o tratamento para obesidade pode ser feito com medicamentos, que podem ser usados cronicamente. Muitos especialistas em obesidade defendem que pacientes obesos devem ser tratados cronicamente com medicamentos, assim como os diabéticos e hipertensos.   

 

A obesidade é fator de risco para uma série de doenças, aumentando o risco para o desenvolvimento de diabetes mellitus, hipertensão arterial, alterações dos níveis de colesterol e triglicerídeos, câncer, artrose de joelho e tornozelo, apnéia do sono, entre outros problemas.

 

O tratamento adequado da obesidade envolve mudanças de hábitos de vida, e em alguns casos, uso de medicamentos. Para isso, é muito importante a atuação de equipe multidisciplinar, com médico, nutricionista, educador físico e psicólogo.