DOENÇAS DA HIPÓFISE
A hipófise é uma glândula que fica na base do cérebro e tem o tamanho de uma ervilha. Mesmo sendo bem pequena, esta glândula é responsável pelo controle de várias outras glândulas. Na hipófise há a produção dos seguintes hormônios: prolactina ( hormônio responsável pela produção do leite materno), ACTH (hormônio que regula a função das supra-renais), TSH (hormônio que regula a tireoide), LH/FSH (hormônios que regulam a função dos ovários, regulando assim, o ciclo menstrual e a ovulação), GH (hormônio do crescimento)
SÍNDROMES CLÍNICAS HIPOFISÁRIAS
Hiperprolactinemia: produção excessiva de prolactina, geralmente causando : irregularidade menstrual (nas mulheres), infertilidade, redução da libido , impotência (nos homens) e saída de leite nas mamas, também chamado de galactorréia.
Acromegalia: resultante da produção excessiva do hormônio de crescimento. Quando ocorre na infância leva ao gigantismo. Em adultos a acromegalia é caracterizada por aumento das mãos e pés, face característica com embrutecimento das feições, alargamento do nariz, aumento dos lábios e língua, aumento da fronte, sudorese excessiva , dores articulares, diabetes e hipertensão arterial.
Doença de Cushing: causada por um tumor, geralmente muito pequeno, que produz o hormônio hipofisário ACTH , que estimula a produção de cortisol nas supra-renais. As características clínicas desta síndrome são principalmente: aumento de peso, principalmente com aumento da gordura na face e tronco, mas com membros finos, pele fina com estrias largas e violáceas , hematomas, diabetes , hipertensão arterial, fraqueza muscular.
DIAGNÓSTICO
Geralmente o diagnóstico desses problemas é feito com a combinação de dosagens hormonais e exames de imagem, sendo os mais importantes a tomografia computadorizada ou ressonância magnética de crânio.