Diabetes
O diabetes mellitus se caracteriza pela insuficiência do pâncreas em produzir insulina na quantidade necessária.Esse hormônio é responsável pela redução dos níveis de glicose no sangue. Além da falência pancreática em produzir insulina, alguns pacientes também têm uma disfunção na ação periférica da insulina, problema que chamamos de resistência a insulina.
Entre os sintomas clássicos do diabetes, temos: sede excessiva, aumento do volume urinário e aumento da frequência urinária noturna, fadiga, fraqueza, tonturas, turvação visual, aumento do apetite e perda de peso. Outros pacientes são assintomáticos e fazem o diagnóstico através de exames de rotina.
Temos vários tipos de diabetes, sendo os mais comuns, o diabetes mellitus tipo 1, que se caracteriza por falência total na produção pancreática de insulina e geralmente aparece em crianças e adolescentes. Já o diabetes mellitus tipo 2 é comum em pessoas mais velhas e geralmente se caracteriza por falência parcial ou total da produção de insulina, associado, muitas vezes, a resistência periférica a insulina.