Irregularidade menstrual

 A menstruação é um fenômeno cíclico. Em condições fisiológicas, essa hemorragia ocorre em torno de 14 dias após a ovulação. Chamamos de amenorréia a ausência prolongada de menstruação. Muitas mulheres têm problemas menstruais e não procuram ajuda médica. Falta de menstruação, intervalos muito grandes ou muito curtos entre os ciclos podem indicar distúrbios hormonais. 

Dentre as várias causas de amenorréia, temos: gravidez,  menopausa, síndrome dos ovários policísticos, alterações anatômicas do trato genital, obesidade, baixo peso, distúrbios da hipófise, aumento da prolactina e doenças da tireoide. 

Uma das principais causas de amenorréia é a síndrome dos ovários policísticos, caracteriza-se por anovulação (ausência de ovulação) e hiperandrogenismo (aumento dos níveis dos hormônios androgênicos, como: testosterona, dehidroepiandrosterona e androstenediona). O aumento desses hormônios se manifesta clinicamente com aumento dos pelos, acne e queda de cabelo. 

Nesses casos também é frequente a presença de resistência a insulina, abortamentos, diabetes gestacional, hipertensão e alterações do colesterol