Uso de anticoncepcional oral e níveis hormonais

 

Muitas mulheres me procuram após terem feito avaliações hormonais e tais exames mostraram baixos níveis de vários hormônios. Algumas jovens mulheres chegam ansiosas pelo fato de terem tido o diagnóstico de menopausa precoce e até mesmo chegam já fazendo reposição hormonal.

O dado comum entre essas mulheres é o uso de anticoncepcional oral, o uso desse tipo de medicamento (hormonal) comumente altera vários hormônios, entre eles estradiol e testosterona, por isso deve-se ter cuidado ao analisar níveis hormonais em mulheres que usam tais medicamentos. A dosagem hormonal nessa situação  geralmente confunde mais  do que ajuda.

Vou tentar explicar porque tais alterações ocorrem: os hormônios esteróides (testosterona, estradiol, cortisol, etc) são derivados do colesterol, que é uma gordura, e por isso não diluem no sangue , que é um meio aquoso. Por isso tais hormônios precisam ser transportados no sangue ligados a proteínas de transporte. O hormônio que está ligado a essas proteínas não têm ação, apenas a fração livre (que não está ligada a proteína)  do hormônio pode se ligar ao seu local de ação. O anticoncepcional oral , ao ser absorvido passa pelo fígado, em um processo chamado primeira passagem hepática e essa passagem hepática aumenta os níveis das proteínas ligadoras, reduzindo assim a fração livre de alguns hormônios. Comumente temos mulheres que usam anticoncepcional apresentando baixos níveis de testosterona livre, com testosterona total normal e altos níveis de SHBG (proteína ligadora dos hormônios sexuais)

Outros anticoncepcionais podem inibir a produção e liberação  dos hormônios hipofisários FSH e LH, que são justamente os hormônios que estimulam a produção dos hormônios femininos nos ovários. Quando fazemos as dosagens hormonais encontramos FSH e LH baixos, com estradiol baixo. 

Todas essas alterações são reversíveis com a descontinuação do anticoncepcional, e a reposição hormonal nessas mulheres não é indicada.