O uso de Testosterona em Mulheres
Os homens e as mulheres têm os mesmos hormônios. O principal hormônio masculino é a testosterona, enquanto o principal feminino é o estradiol. Inclusive, a mulher produz estradiol a partir da testosterona, por ação de uma enzima chamada aromatase (a aromatase transforma testosterona em estradiol).
Sendo assim, o homem tem estradiol (hormônio feminino) e a mulher tem testosterona (hormônio masculino). Os níveis de testosterona reduzem muito nas mulheres, principalmente após a menopausa.
Muito tem-se estudado sobre o uso de testosterona em mulheres , principalmente no período peri e pós-menopausa. Algumas pesquisas mostram aumento de massa muscular, melhora do humor, disposição e principalmente melhora do libido (queixa muito comum em mulheres no período pós-menopausa)
Em 2014 o Journal of clinical endocrinology and metabolism, revista da sociedade americana de endocrinologia publicou artigo de revisão sobre o uso da testosterona em mulheres pós-menopausa, mostrando benefício principalmente na melhora da libido.
Deve-se ter cuidado com a reposição da testosterona, pois o seu uso pode causar alguns efeitos indesejados, principalmente se usado em altas doses, tais efeitos são: aumento de pelos, queda de cabelo e acne. Com o uso de doses baixas, é possível ter bons resultados, sem efeitos colaterais.